segunda-feira, 23 de maio de 2011

Liberdade


Qual será o verdadeiro significado desta frase: “Eu sou livre”? Para a resposta, devemos entender o que é a liberdade. No dicionário Aurélio encontramos entre outras definições: Liberdade é a faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.
Apesar desta definição, na sociedade, a nossa liberdade é restrita às leis, ou seja, temos a liberdade de agir até o ponto onde é legal. Em qualquer situação e lugar sabemos a nossa liberdade acaba quando começa a do próximo.
Um ex-presidiário se diz livre, um adolescente fora de casa se diz livre, alguém a beira mar, sentindo a fresca brisa diz ter a sensação de liberdade.

Liberdade é não ter medo mas ter sim o respeito, para  que possamos compartilhar com o mundo.
Somos livres pelo que seguimos. Se seguir sua consciência será dependente dela, seu caráter e seus princípios te impedirão de fazer muitas coisas. Se seguirmos apenas os nossos corações, viveremos por emoções, dependentes do equilíbrio de nossas emoções.
Quando vivemos de acordo com os ensinamentos de Deus, olhos externos dizem que somos presos à Bíblia ou a uma religião, mas na verdade somos livres por Aquele que nos libertou, liberdade é entender e saber que o significado foi dado a vida e que podemos sonhar e um dia poderá olhar para dentro de si e saber que a liberdade dada ao Espírito fez com que esses sonhos fossem realizados,  ser livre é escolha.
Todos os fatores citados tem suas regras, seus “Sim” e “Não” sempre dependerão de você, as escolhas serão suas. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” [ 1 Cor 6, 12]. Quando seguimos a Deus conhecemos a verdadeira liberdade. Quando nos batizamos o antigo homem, a antiga mulher com seu passado “morre”, somos novas criaturas, homens e mulheres livres do passado, do pecado, ficamos livres para realizar as obras de Deus (ainda somos privilegiados pois em nosso país é liberado a pregação do Evangelho).  Quando formamos nossos princípios de acordo com a Palavra de Deus, é muito mais fácil vivermos harmoniosamente entre qualquer grupo ou sociedade. Não há motivos para usar a liberdade de escolha e ação para fazer o mal, para prejudicar alguém. Deus ensina a paz, o amor fraternal, a bondade, o caminho, o respeito e seus ensinamentos não são para aprisionar, mas para libertar, libertar-nos até de nós mesmos, modo de vida errado, pecados, feridas e ações que não nos convém mais ter.
 
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. [ 2 Cor 3, 17-18]
 
Beatriz Carnevale/Daniel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário